Já sabemos que os Data Centers são construções que agem sob uma missão crítica por terem virado um sistema neural de processamento de informações de grandes corporações.

Acredita-se que 39% dos gastos com energia dentro de uma companhia é destinada ao ar condicionado.

Com isso, as cargas térmicas cresceram, fazendo o gerenciamento de ar ser um quesito que não deve ser ignorado,aplicando o enclausuramento como solução para os problemas dentre eles podendo citar:

  • Vazamentos;
  • Mistura do ar Frio;
  • Circulação do ar quente;
  • Obstrução da passagem de ar.

Enquanto grandes empresas têm investido milhões de reais em processos cada vez mais modernos e práticos tanto para a eficiência energética quanto para a segurança das informações que são armazenadas e circuladas nos Data Centers.

Os Profissionais Que Trabalham Nessas Condições Devem Estar Capacitados A Lidar Com Problemas De Grande Uso Do Sistema De Refrigeração E Uma Baixa Eficiência Energética, Já Que A Energia Gasta Nestes Locais É Imensurável.

O Design também pode ajudar a reduzir uma montanha de problemas na central, podendo ser aplicado na infraestrutura, refrigeração e iluminação. Essa parte chamada de enclausuramento de corredor permite trabalharmos diretamente na área de corte de gastos e melhoria das condições e gerenciamento de ar, fornecendo uma melhor eficiência da refrigeração.

O principal objetivo do gerenciamento de ar dentro de um data center é eliminar focos de calor, sabendo que essa técnica é capaz de economizar até 75% do orçamento de refrigeração A contenção de corredor frio de acordo com um estudo feito em 2007 por Lawrence Berkeley National Laboratory.

Sabemos que a carga térmica é bastante importante, portanto, existe um método utilizado pelos maiores Data Centers, chamado Confinamento. Tecnicamente falando, o processo de enclausuramento se da a partir da separação física entre o ar quente e frio e sua distribuição pelos corredores. Logo, se o ar estiver estabilizado, os racks necessitarão de menos esforço para abaixar a temperatura, consequentemente diminuindo a carga aplicada em ar frio.

As maneiras em que o enclausuramento são mais eficazes são:

  • CAC: Confinamento de Corredor Frio
  • HAC: Confinamento de Corredor Quente
  • VED: Chaminés ou Dutos de Exaustão

Abaixo falaremos sobre cada uma delas com um pouco mais de detalhes:

CCF- CONFINAMENTO DE CORREDOR FRIO

No caso de um corredor enclausurado a frio o ar entra pelo piso suspenso de forma que a corrente emitida passe por dentro do rack saindo pela parte frontal já aquecido. Com isso o ar quente circula pelos corredores expondo os operadores a altas temperaturas.

CCQ- CONFINAMENTO DE CORREDOR QUENTE

Nessa ocasião quem é separado dos demais ambientes de produção é o ar quente, isso significa que a finalidade do HAC é isolar e dissipar o contato do ar quente com o frio.

Dessa forma o ar frio entra pela frente do rack, enquanto a parte superior e posterior é ligada ao forro do teto para redirecionar às unidades de resfriamento de ar.

A saída do ar aquecido desses equipamentos deve estar em uma temperatura aproximada de 38 °C com umidade relativa do ar em 20%. Já a saída do ar frio deve estar entre 13 e 16 °C com umidade relativa do ar em 90%.

VED- CHAMINÉS OU DUTOS DE EXAUSTÃO

Nesse tipo de enclausuramento podemos perceber a necessidade de um maior cuidado e organização na hora da montagem, isso porque, a captação do ar é feita na parte posterior do rack e mantém uma conexão direta com o forro superior para o direcionamento do ar em seu destino final.

A vantagem desse estilo de tecnologia é justamente a livre circulação de ar frio por todo o  corredor em que os processadores estiverem localizados, todavia o custo acaba sendo maior pela necessidade estruturais que devem ser obtidas para o perfeito funcionamento da técnica. Sem a mistura de ar quente e frio, a temperatura de insuflamento pode ser elevada sem colocar em risco a ocorrência das zonas quentes e a funcionalidade do mesmo.

fonte: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/8017/1/2014_BrennoKhappallaSantos.pdf

Published On: setembro 29th, 2021 / Categories: Notícias Consultimer /

Inscreva-se em nossa newsletter

e receba conteúdos exclusivos.

Obrigado pela mensagem. Em breve responderemos!
Ocorreu um erro ao tentar enviar a sua mensagem. Por favor tente novamente.

Posts Relacionados