Já sabemos que os Data Centers são construções que agem sob uma missão crítica por terem virado um sistema neural de processamento de informações de grandes corporações.
Acredita-se que 39% dos gastos com energia dentro de uma companhia é destinada ao ar condicionado.
Com isso, as cargas térmicas cresceram, fazendo o gerenciamento de ar ser um quesito que não deve ser ignorado,aplicando o enclausuramento como solução para os problemas dentre eles podendo citar:
- Vazamentos;
- Mistura do ar Frio;
- Circulação do ar quente;
- Obstrução da passagem de ar.
Enquanto grandes empresas têm investido milhões de reais em processos cada vez mais modernos e práticos tanto para a eficiência energética quanto para a segurança das informações que são armazenadas e circuladas nos Data Centers.
Os Profissionais Que Trabalham Nessas Condições Devem Estar Capacitados A Lidar Com Problemas De Grande Uso Do Sistema De Refrigeração E Uma Baixa Eficiência Energética, Já Que A Energia Gasta Nestes Locais É Imensurável.
O Design também pode ajudar a reduzir uma montanha de problemas na central, podendo ser aplicado na infraestrutura, refrigeração e iluminação. Essa parte chamada de enclausuramento de corredor permite trabalharmos diretamente na área de corte de gastos e melhoria das condições e gerenciamento de ar, fornecendo uma melhor eficiência da refrigeração.
O principal objetivo do gerenciamento de ar dentro de um data center é eliminar focos de calor, sabendo que essa técnica é capaz de economizar até 75% do orçamento de refrigeração A contenção de corredor frio de acordo com um estudo feito em 2007 por Lawrence Berkeley National Laboratory.
Sabemos que a carga térmica é bastante importante, portanto, existe um método utilizado pelos maiores Data Centers, chamado Confinamento. Tecnicamente falando, o processo de enclausuramento se da a partir da separação física entre o ar quente e frio e sua distribuição pelos corredores. Logo, se o ar estiver estabilizado, os racks necessitarão de menos esforço para abaixar a temperatura, consequentemente diminuindo a carga aplicada em ar frio.
As maneiras em que o enclausuramento são mais eficazes são:
- CAC: Confinamento de Corredor Frio
- HAC: Confinamento de Corredor Quente
- VED: Chaminés ou Dutos de Exaustão
Abaixo falaremos sobre cada uma delas com um pouco mais de detalhes:
CCF- CONFINAMENTO DE CORREDOR FRIO
No caso de um corredor enclausurado a frio o ar entra pelo piso suspenso de forma que a corrente emitida passe por dentro do rack saindo pela parte frontal já aquecido. Com isso o ar quente circula pelos corredores expondo os operadores a altas temperaturas.

CCQ- CONFINAMENTO DE CORREDOR QUENTE
Nessa ocasião quem é separado dos demais ambientes de produção é o ar quente, isso significa que a finalidade do HAC é isolar e dissipar o contato do ar quente com o frio.
Dessa forma o ar frio entra pela frente do rack, enquanto a parte superior e posterior é ligada ao forro do teto para redirecionar às unidades de resfriamento de ar.
A saída do ar aquecido desses equipamentos deve estar em uma temperatura aproximada de 38 °C com umidade relativa do ar em 20%. Já a saída do ar frio deve estar entre 13 e 16 °C com umidade relativa do ar em 90%.

VED- CHAMINÉS OU DUTOS DE EXAUSTÃO
Nesse tipo de enclausuramento podemos perceber a necessidade de um maior cuidado e organização na hora da montagem, isso porque, a captação do ar é feita na parte posterior do rack e mantém uma conexão direta com o forro superior para o direcionamento do ar em seu destino final.
A vantagem desse estilo de tecnologia é justamente a livre circulação de ar frio por todo o corredor em que os processadores estiverem localizados, todavia o custo acaba sendo maior pela necessidade estruturais que devem ser obtidas para o perfeito funcionamento da técnica. Sem a mistura de ar quente e frio, a temperatura de insuflamento pode ser elevada sem colocar em risco a ocorrência das zonas quentes e a funcionalidade do mesmo.
fonte: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/8017/1/2014_BrennoKhappallaSantos.pdf