A utilização de blanking panels é método mais simples e econômico para melhorar a eficiência do fluxo de ar em racks de servidores de data center. É usado especificamente para preencher as posições “U” não utilizadas no rack ou gabinete, isolando o ar quente e frio.

Os equipamentos de TI montados em racks (servidores, switches etc.) se resfriam puxando o ar gelado do ambiente do data center ou sala de rede em que estão inseridos. Se ocorrer o retorno do ar de exaustão aquecido para a entrada de ar do equipamento, acontecerá uma condição de superaquecimento indesejável. Data centers e salas de rede devem ser projetados para evitar que o equipamento reutilize ar aquecido, isso pode ser realizado por execuções de medidas de confinamento e contensão de ar.

Existe a possibilidade do ar quente de exaustão ser reutilizado, dentro do rack, na entrada de ar frio do equipamento. Isso ocorre principalmente quando o ar quente retorna acima ou abaixo do equipamento voltando à entrada do ar. Este fenômeno não é saudável para o equipamento e é a principal causa de superaquecimento de equipamentos em data centers.

Existem inúmeras maneiras de fazer a contenção de ar em datacenters e afins, algumas com custo mais elevado e outras com custo mais baixo. Os blanking panels, também conhecidos como painéis cegos ou frentes falsas, são uma das melhores maneiras de contenção de ar, com baixo custo.

Utilização de blanking panels, na prática.

Resfriamento do rack do servidor

O fluxo de ar adequado é fundamental para o resfriamento. Quando você instala seus painéis cegos, o ar vai exatamente para onde deveria. Isso permite que todo o rack permaneça na temperatura adequada enquanto o equipamento está operando. Um bom plano de resfriamento é um dos maiores benefícios dos racks de servidores em geral. Maximizar esse benefício compensa o custo e o esforço mínimos necessários para a compra e instalação de painéis cegos.

Porque a ausência de Blanking Panels compromete a eficiência energética

Quando a recirculação cria uma condição de superaquecimento e não é eliminada, a única solução prática para o problema é diminuir a temperatura do ar fornecido à sala para tentar equilibrar o efeito.

Isso reduz a eficiência do sistema de ar-condicionado ocorrendo a condensação de água no ambiente, criando assim uma necessidade de controle de humidificação suplementa, gerando consequências como alto custo de energia para o datacenter.

Quando não há um bom projeto para suprir as demandas energéticas, são desperdiçados muitos recursos que poderiam ser usados para outras finalidades.

Ter painéis cegos de gerenciamento de fluxo de ar, que se encaixam em qualquer tipo de rack e instalá-los sem fazer a utilização de ferramentas, reduz significativamente o tempo e os custos com mão de obra associados a este trabalho. A padronização do tamanho também facilita ser feito um rápido e fácil preenchimento dos espaços necessário no rack.

Diferenciais

  • Isolamento do ar quente e frio (eficiência energética);
  • Melhoria estética no design;
  • Fácil e rápida instalação;
  • Baixo custo;
  • Não inflamável.

Solução Consultimer

Nossos blanking panels são feitos com materiais resistentes e não inflamáveis, de acordo com todas as normas relativas para datacenter e temperatura. Sem necessidade do uso de ferramentas e com encaixe prático, reduz significamente o tempo de instalação e melhora comprovadamente a eficiência energética do data center.

Published On: junho 24th, 2020 / Categories: Blanking Panel, Eficiência Energética /

Inscreva-se em nossa newsletter

e receba conteúdos exclusivos.

Posts Relacionados